Em reunião promovida pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional em 10/5/24 para elaborar um plano de ação conjunta para socorrer o Rio Grande do Sul, o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) apresentou sugestões de iniciativas que têm no foco o bem-estar e a saúde animal.
O médico-veterinário e assessor técnico do CFMV Mateus Lange destacou a necessidade de centralizar informações sobre os abrigos que atendem a mais de 10 mil animais resgatados nas enchentes. “A proposta é levantar todas essas informações para que a gente conheça a real estrutura destes espaços, de forma que possamos auxiliar indicando médicos-veterinários voluntários”, apontou.
A reunião foi convocada por solicitação da Coordenadoria-Geral de Gerenciamento de Riscos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres, vinculado à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O documento denominado “Plano de Ação Fauna – Operação RS” é elaborado em conjunto com órgãos e instituições como os ministérios da Agricultura, da Saúde e do Meio Ambiente, e o Ibama.